ISSN
1808-6462

EDITORIAL

A nona edição da Revista Pontes traz em seu corpo de trabalhos diversos temas, que vão desde o ensino de física, passando pela psicanálise, filosofia, educação e por estudos indígenas. É possível afirmar que o mestre Edgar Morin é representado de uma ponta à outra desta edição, ainda que ele não possua um artigo em especial. E por que então a menção ao mestre francês? Porque ele dizia, na obra “A cabeça bem-feita”1 , que pouco importava uma “cabeça cheia”:

A primeira finalidade do ensino foi formulada por Montaigne: mais vale uma cabeça
bem-feita que bem cheia.
O significado de “uma cabeça bem cheia” é óbvio: é uma cabeça onde o saber é
acumulado, empilhado, e não dispõe de um princípio de seleção e organização que lhe
dê sentido. “Uma cabeça bem-feita” significa que, em vez de acumular o saber, é mais
importante dispor ao mesmo tempo de:
– uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas;
– princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido. (MORIN,
2003, p. 21).

O que se observa nos textos desta edição, enfim, é uma preocupação com o saber da forma mais plural possível, sem ser, todavia, a pluralidade uma superficialidade, pelo contrário: a integração dos saberes é ponto de partida para uma “cabeça bem-feita”.
Assim, esperamos que todo conhecimento aqui disponibilizado favoreça novos olhares, e que o saber possa ser profundamente pensado.

Boa leitura!

Prof. Dr. Felipe Figueira (IFPR)
Prof. Dr. Nivaldo Elói de Souza (IFPR)
Editores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *