Aos poucos a Revista Pontes começa a formar um bom corpo de trabalhos e publicações de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento e dos mais diversos lugares do Brasil e do mundo. A interdisciplinaridade, dede o primeiro número, em 2018, é o norte que conduz a presente Revista. As primeiras edições contaram “apenas” com artigos, mas, desde a quinta, começaram a aparecer as primeiras entrevistas. Agora, já na sétima edição, aparece também a primeira resenha e o primeiro artigo de um professor estrangeiro, um artigo de Moçambique, do Prof. Dr. Alberto Bive Domingos, da Universidade Pedagógica, Delegação de Quelimane, intitulado “O papel da formação do professor para a melhoria da qualidade do ensino”.
A partir das considerações acima, cabe apresentar brevemente o corpo de trabalhos da presente edição:
1) Entrevista “Entre a Filosofia, Paulo Freire e a Universidade” com o Prof. Dr. Ronai Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
2) “A deterioração da ação política e a superfluidade do humano em Hannah Arendt”, de Rogério Luis da Rocha Seixas (UFPR/IFPR) e Edson Santos Pio
Júnior (UNIGRANRIO).
3) “Do lembrar e do esquecer a partir de Nietzsche”, de Marcelo de Mello Rangel (UFOP).
4) “Tecnologia, Informática e Agenciamento Capitalista da Comunicação”, de Renato Nunes Bittencourt (UFRJ) e Gabriel Diniz Sacagami (UFRJ).
5) “O papel da formação do professor para a melhoria da qualidade do ensino”, de Alberto Bive Domingos (Universidade Pedagógica – Moçambique).
6) “Pedagogia libertária e movimento operário durante a República Velha”, de Josimar Priori (IFPR).
7) “Formação das pessoas transexuais na universidade: enfrentamento e resistência das normas de gênero no espaço acadêmico”, de Adriana Lohanna dos Santos
(UFS).
8) “O bullying e as suas múltiplas facetas”, de Bruno Freitas Santos Filho (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia).
9) “Avaliação escolar: diferentes olhares sobre a dificuldade de compreensão estudantil no ensino de Química”, de Márcio José Morais Travain (IFPR).
10) “A efetividade da Lei Maria da Penha frente ao aumento dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher: o papel da Polícia Judiciária para amenizar o problema”, de Jean Ricardo Costa (UEM) e Gisele Mendes de Carvalho (UEM)
11) “O Gerenciamento de Impressões nas Entrevistas de Seleção”, de Fabio Samu (UFRJ)
12) “A construção de identidades por vícios e virtudes”, de Sebastião Soares de Castro (UNESPAR – Campus FAFIPA)
13) Resenha “Travessias: entre a poesia e a geografia”, de Itamar Sateles de Sá (UEM).
Como foi possível observar pelas indicações dos respectivos trabalhos, há muito o que apreciar e aprender. Os autores, todos eles, têm noção de que tudo que é produzido/criado pelo ser humano é passível de transformações, mas que, pelo “simples” ato da escrita, é possível apreender um pouco do que é a vida.
Boa leitura!
Prof. Dr. Felipe Figueira (IFPR)
Prof. Dr. Nivaldo Elói de Souza (IFPR)
Editores
Um professor que eu ñ tenho nada a falar dele negativo só tenho palavra positivas para esse professor nota 1000