ISSN
1808-6462

Editorial

Felipe Luiz Gomes Figueira, Nivaldo Eloi de Souza.

É com grande alegria que trazemos ao público a primeira edição da Revista Pontes, pensada desde a sua gênese para prezar pela interdisciplinaridade. Assim, sob esforços para agregar a maior quantidade e qualidade de diálogos possíveis, temos em nosso número trabalhos que envolvem:

  • A história e a educação: “Os bacharéis da Primeira República, a República dos bacharéis”, de Felipe Luiz Gomes Figueira;
  • A filosofia e a educação: “A transvaloração e o Zaratustra de Nietzsche”, de Cassiano Lucas Silva Carvalho;
  • A filosofia e algumas questões de gênero: “Ontologia Crítica, Subjetivação e Poder na temática de Gênero e Sexo: ressonâncias foucaultianas na analítica Queer butleriana”, de Rogério Luis da Rocha Seixas;
  • A filosofia, a literatura e a psicologia: “Dostoiévski, Nietzsche, a virulência do ressentimento e a excelsa idiotia”, de Renato Nunes Bittencourt;
  • A pedagogia e o Atendimento Educacional Especializado: “Altas habilidades e superdotação: mitos e dilemas no Atendimento Educacional Especializado – caso específico do Estado do Paraná”, de Suzana Cristina de Freitas;
  • A psicologia e a sociologia: “Narcisismo e laço social: um estudo sobre as subjetividades contemporâneas”, de Paula Naiana Heydt Ferreira e Mônica Adriane Barbosa;
  • A física e a formação no Ensino Fundamental: “Interdisciplinaridade no ambiente escolar: uma possibilidade para formação integral no Ensino Fundamental”, de Michel Corci Batista, Douglas Robaskiewicz Coneglian e Débora Regina da Rocha;
  • A música e a física: “Uso do Software Audacity na análise do som da flauta doce: interdisciplinaridade entre a Música e a Física”, de Aline Clissiane Ferreira da Silva, Ivone Batista de Oliveira Eloi, Maurício Antonio Custodio de Melo e Nivaldo Eloi de Souza;
  • A física, a matemática e a música: “Flauta Nativa Americana: princípios físicos, matemáticos e musicais no estudo de acústica”, de Aline Clissiane Revista Pontes, Paranavaí, v. 1, no 1 – ISSN 1808-6462Ferreira da Silva, Maurício Antônio Custódio de Melo e Nivaldo Eloi de Souza;
  • A física e a educação no Ensino Médio: “Construção de um espectrômetro para experimentos no Ensino Médio”, de Donizete Torres de Morais, Arquimedes Luciano e Mauricio A.C. de Melo.

Logo se percebe a pluralidade de objetos e, com isso, a pluralidade de metodologias, o que significa que estabelecer um padrão único de artigos, por mais razoável que seja para revistas que trabalhem dentro de áreas convergentes, mostrar-se problemático num tipo de revista interdisciplinar. Por essa razão é que é possível encontrar diferentes tipos de trabalhos em um mesmo número, e é justamente essa pluralidade que vemos como a própria manifestação da unidade, entendida aqui enquanto o conhecimento, algo que pode ser sintetizado pela ideia de Deleuze de que o múltiplo “[…] é a manifestação inseparável, a metamorfose essencial, o sintoma constante do único” (DELEUZE, 1976, p. 19) 1.

Desejamos que o leitor aprecie essa edição e que possa, também, se envolver com o objetivo fundamental da revista: a diversidade, a interdisciplinaridade.

Felipe Luiz Gomes Figueira e Nivaldo Eloi de Souza
Editores

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